11 de julho de 2012

Das lembranças que os perfumes trazem - MEME

A doce Fadinha Jô me ofereceu este meme "Cheiros e Memórias" e eu adorei a menção dela, já que recordar é uma das práticas que mais me dão prazer! enho que pensar em alguns cheiros específicos que, para mim, são inesquecíveis e lá fui eu buscar, nos cantos mais perfumados da minha mente, aromas que, de alguma forma, me trouxessem alguma lembrança. E deu nisso aqui, ó:

- Um dos aromas mais marcantes em minha vida é o cheirinho de casa de farinha. A casa de farinha é o lugar onde, aqui no Amazonas, o caboclo prepara a farinha que vai pros nossos pratos, normalmente junto com uma caldeirada de tucunaré, um pacu ou um jaraquizinho crocrante de tão frito, ai, ai, ai... É um cheiro inconfundível, que me leva à casa de farinha que minha família possuía no interior. No dia que algum de vocês vier a Manaus me procure, já se sentindo totalmente convidado pra comer esta delícia, ok?
Casa de Farinha
- Outro cheiro bom que marcou muito minha adolescência é o cheiro de mato virgem misturado ao solo molhado. Este aroma eu sentia quando ia visitar um tio meu, que morava a 182km de Manaus, em um lugar que hoje é conhecido como Vila de Lindóia. Durante os mais de 20 anos que eu fui a este lugar, eu nunca deixei de sentir este perfume assim que chegava perto da Vila...
Vila de Lindóia - Amazonas
- De minha mais tenra infância eu lembro do cheirinho de começo de ano letivo, quando eu ganhava livros novos. Mas, destes, o que mais me trouxe alegria foi minha cartilha Caminho Suave (mesmo eu já sabendo ler e escrever perfeitamente quando a ganhei). Aquelas duas crianças se encaminhando para a escola e olhando pra trás, como se me chamassem pra acompanhá-las na busca pelo conhecimento - nossa, senti virem lágrimas aos olhos, agora... :-)
Cartilha Caminho Suave
- Higiapele! Esta loção totalmente infantil me traz doces recordações, pois eu a usava como hidratante corporal todos os dias. Quando comecei a namorar com o Chico (que tem sido meu marido já há 25 anos), ele sempre elogiava aquele cheirinho adocicado e me cheirava o tempo todo... rs. E depois que meu filho nasceu eu também utilizei o produto por muito tempo, deixando meu bebê sempre muito cheirosinho.
Higiapele
 - Por fim, preciso revelar minha paixão pelo perfume das rosas! Aqui em casa eu tenho uma roseira enorme, que vive florescendo suas belissimas flores vermelhas de um perfume maravilhoso que toma quase todo o meu quintal. O perfume de rosas tem me acompanhado também desde que me apaixonei por ele (eu sempre dav um jeito de conseguir colônias e outras loções com este cheiro).
Roseira
 Bom, então é isso: estes são os cheiros marcantes de que consegui lembrar não apenas com a mente, mas também com o coração. Meu muito obrigada à Jô, por esta oportunidade de exercitar minhas lembranças associadas a perfumes! E repasso o meme para 5 pessoas que já me são queridas:

O super carinhoso engenheiro de Amparo (SP), Aristides Monteiro

O inteligentíssimo professor Antonio Muniz

Minha conterrânea, a professora Ana Silva

O grande blogueiro pernambucano, Tarcicio Andrade

O meu querido, gentil e também conterrâneo, Lison Bindá

17 comentários:

  1. Olá Shirley,

    aromas que nos remetem a infância são sempre muito lúdicos, né...nos fazem lembrar de momentos em que a pureza e ingenuidade ainda nos pertenciam e cada nova descoberta parecia um mundo novo que surgia diante de nossos olhos. Belo meme.

    Bju

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Paulo, e é exatamente pela capacidade de estimular essas lembranças de pureza que eu adorei este meme. Lembrar dos dias que tivemos nos quais nossas únicas preocupações eram o que fazer com tanta coisa boa dá um novo fôlego pra suportarmos as adversidades da vida de hoje, né? Bjo, queridão, grata pela presença! ;-)

      Excluir
  2. Oi,
    Shirley,

    Os cheiros realmente nos transportam. Os seus sõa lindos.
    Beijão no coração e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Josy, que bom que vc gostou, queridona? :-D Obrigada pela presença e pelo carinho, viu? Bão!

      Excluir
  3. Shirley, querida amiga! Gostei de seu MEME, pelo menos dois dos "cheiros e aromas" que te "enloquecem"...são os mesmos que sinto também! Grato pelo convite e pela "invocação carinhosa" ao meu nome, como sua escolha para seguir com esse MEME! Vou caprichar nele! Beijos e uma linda noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tide, agora tô ansiosa pra ver o seu meme e saber que dois cheiros são esses... rs. Voce É um querido, eu não podia te invocar de forma diferente, né? Bjo, queridão!!! :-)

      Excluir
  4. Ei Shirley,

    Que cheirinhos bons por aqui amiga,

    O verde, a natureza, nos traz lembranças super agradáveis , gostei também do cheirinho que se iniciava o ano letivo, inclusive citei em meu meme sobre o cheirinho de material escolar, novo, e delicioso de sentir, humm, higiapele, que delicia não é mesmo? tudo que me lembra bebê ja é um cheirinho muito agradável, com grandes lembranças,e como não falar das rosas, as que encantam nosso jardim e embelezam qualquer cantinho....

    Amiga , beijos em seu coração....amei sentir os cheiros por aqui que me trouxeram também lembranças inesquecíveis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecilia, vi que você gostou de todos os cheiros que descrevi, né? Que bom!!! De fato, o cheiro que vem da natureza é incrivelmente marcante, tenho notado que ele está entre a lista da maioria dos que estão participando dos memes, e isso é muito legal, pq mostra o poder que os rios, o chão, as matas, as plantas têm sobre a nossa percepção de felicidade, né? Bjo, queridona, prazerzão ter vc poraqui! ;-)

      Excluir
  5. Olá que bom conhecer seu blog vi que tem conteudos muito interessantes, a gente sempre tem um perfume que traz alguma lembrança, legal o post. bjus e ate mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi, fico feliz que você gostou, viu? ;-) Os perfumes de nossa vida nos marcam e nos acompanham durante todo o tempo em que vivemos neste mundo, né? ;-) Bjo, queridona!

      Excluir
  6. Olá Shirley !!!

    Eu adoro memes, acho que são oportunidades incríveis e divertidas de conhecermos mais os amigos virtuais e nos aproximam mais das pessoas do outro lado da telinha :D
    Amei suas respostas, suas lembranças de aromas são lindas, gostei muito de saber mais sobre sua região e me identifiquei com alguns cheiros como o de higiapele e de rosas, deliciosos hummm :)
    Parabéns pela participação, ótima escolha também das fotos, ficou lindo :)

    Grande beijoooo e bom restinho de semana :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammy, você tem toda a razão: os memes acabam nos aproximando e isso é MUITO BOM, né? ;-)
      Sempre que puder eu estarei falando sobre minha querida Amazônia, justamente pra fazê-la conhecer para os que desejam - seu interesse muito me alegra! ;-)
      Bjo, queridona, obrigada pela presença!

      Excluir
  7. Olá!
    Que legal as suas lembranças e cheirinhos.
    Gostei muito.
    Pode deixar, se um dia eu aparecer por aí, te aviso. rsrsrs
    Beijo querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito que você tenha gostado, querida Beth! ;-)
      E venha mesmo, estarei lhe esperando com um big almoço amazônico, tá? :-D
      bjo, queridona!

      Excluir
  8. Você tem até 12/07/2012 18:43 para
    ou esse comentário.
    Joana Mendes (artesdafadinha.blogspot.com)
    comentou em 12/07/2012 18:23
    Ola Shirley

    Agradeço ter partilhado seus cheiros.

    Gostei deles: o cheiro de mato virgem no solo molhado,deve ser unico...fleizarda você...

    o das rosas tambem adoro,sublime aroma...

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô, eu que agradeço pela oportunidade que vocô me deu de mostrar mais de mim e de minha terra pro povo, viu? ;-)
      De fato, eu me considero uma felizarda por ter vivido e sentido os perfumes que me marcaram... ;-)
      Bjo, queridonaaaaa!

      Excluir

Este blog não possui moderação de comentários nem letrinhas antispam;
Por favor, faça comentários relacionados ao tema;
Ofensas pessoais ou a qualquer de nossos comentaristas, assim como spam, serão excluídos.
Precisando falar conosco, basta utilizar nosso formulário de contato;
Agora diz pra gente o que você achou do post!