![]() |
FONTE: Mercado Livre |
No Brasil eu não vejo com tanta frequência, mas nos Estados Unidos, por exemplo, parece existir inclusive uma cultura familiar de presentear as pessoas com spray de pimenta e não é pra colocar na comida, não - é pra auto-defesa MESMO! Como assim, spray de pimenta? Sim, o spray permite pegar o bandido de surpresa e, no primeiro momento do ataque, a vítima pode, pelo menos, sair correndo.
O governo de Uganda, um país da África que tem os abusos sexuais contra crianças e os estupros como os crimes mais registrados - chegando ao ponto de a Anistia Internacional (grupo de direitos humanos) considerar esta violência sexual como "endêmica" - vai dar sprays de pimenta a mulheres jovens para ajudá-las a afastar estupradores e tentar diminuir estes terríveis índices. Resta ver como as estatísticas irão reagir após esta iniciativa, né?
Sob o aspecto legal da situação, descobrimos que em países como o Reino Unido, Canadá, Finlândia e Suécia o spray é classificado como arma, sendo o seu uso proibido, algumas vezes, até pela polícia! Nos Estados Unidos essa proibição depende das normas de cada Estado. E, na Polônia, só é permitido o uso a pessoas maiores de 18 anos.
Aqui no Brasil já existem normas que procuram definir o uso do spray de pimenta, mas a polêmica ainda é intensa: o Exército empurra para a Polícia Federal a responsabilidade e a doutrina brasileira procura tipificar este uso como "legítima defesa", já que a grande maioria dos usuários (dados não confirmados) parece ser de mulheres que alegam portar o spray para se defenderem. Existem doutrinadores que classificam o spray de pimenta como uma arma não legal, mas, por não ser arma de fogo, munição e nem tampouco acessório, não se aplica as normas do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003), que não contempla tal hipótese.
O fato é que, normatização à parte, o spray pode auxiliar bastante em momentos críticos, em casos nos quais a pessoa estiver sendo perseguida ou sendo atacada. Em momentos assim, convenhamos, não dá pra pensar se estamos infringindo leis ou se iremos presos por portar uma "arma ilegal". O que importa, mesmo, é conseguir se safar ilesa de ameaças à nossa integridade.
Mas esta é a nossa opinião - e você, o que acha?
FONTE: Jefferson Botelho
Curta a FãPage da Aracê da Amazônia e fique sempre por dentro do que de mais interessante está acontecendo no Brasil e no mundo!
Eu acredito que isso deva ser legal, sendo que não causa danos maiores a ninguém, nem mesmo ao bandido, exceto naquele momento em que os olhos ardem, permitindo a vitima fugir, ou seja, ganhar tempo! Então, pelo menos isso tem de ser autorizado o uso...
ResponderExcluirPois é isso mesmo, Albérley! Se vc está sendo perseguido ou se sente em perigo, vc já fica atento e pode usar o produto e sair correndo, né? Mas o spray ainda é visto como uma arma, e como arma precisa, de fato, de muita consideração sobre seu uso. Bjão e obrigada pela presença! ;-)
ExcluirTodos tem o direito de se defender afinal é sua vida que está em jogo claro numa situação comum, mas se é um assalto a mão armada esquece de utilizar spray é suicido.
ResponderExcluirEm parte é verdade, amigos! Mas o que seria uma situação comum, né? Acho que qualquer situação onde exista uma vítima e um agressor não pode ser considerada comum. Mas precisamos, realmente, nos conscientizar que reagir a um assalto já é perigoso, imagine se o ofensor estiver armado... Por isso a sociedade precisa discutir fervorosa e seriamente estas questões, né?
ExcluirAbraço, queridos, obrigada pela presença! ;-)