30 de junho de 2012

COMEÇOU O FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS!!!

Festival Folclórido ce Parintins
A Amazônia é no Brasil!
Começou nesta sexta-feira, 29 de junho, um dos mais ricos e impressionantes festivais do mundo que fica - adivinhem onde? - pois é: aqui, na Amazônia! Trata-se do Festival Folclórico de Parintins, evento que até hoje tem sua data de início ignorada (uns dizem que foi em 1966, outros em 1967 - e assim o mistério vai ganhando corpo...). No festival competem os bois Caprichoso (Boi Azul) e Garantido (Boi Vermelho), que fazem um verdadeiro teatro a céu aberto, no qual os astros principais são os carros alegóricos cheios de movimentos que impressionam pelo realismo, as luzes, os efeitos especiais, os bonecos gigantes, os rituais tribais e as histórias cantadas sobre os mitos, lendas, heróis e vilões do folclore Amazônico.

Este ano, o boi Caprichoso defende sua cor azul contando as maravilhas da cultura de nosso país e mostrando a beleza de índias parintinenses (todos os itens femininos dos 2 bois são nascidos em Parintins) como Maria Azêdo (cunhã-poranga, que é a moça mais bonita da tribo), Brenna Dianná (rainha do folclore) e Jeane Benoliel (porta-estandarte). Outro item feminino que também encanta é a Sinhazinha da Fazenda, vivida por Thainá Valente. As toadas "azuis" estão totalmente inseridas no contexto da cultura brasileira e repletas de um elemento ritualístico e tribal que soam como veludo aos ouvidos de seus fãs. Isso tudo, juntamente com o batuque da Marujada (a bateria que acompanha o levantador nas toadas) e a voz de seda do levantador Davi Assayag levam o torcedor à loucura! Destaco, este ano, as toadas Sensibilidade e Morceganjos.

O Boi Garantido, por sua vez, resolveu buscar em seu fundador, Mestre Lindolfo Monteverde, um tema para levar ao Festival em 2012: a luta de Monteverde para transpor os preconceitos e as proibições impostas ao boi bumbá. A luta pela Tradição! As toadas "vermelhas" também estão belíssimas e com certeza vão levantar a galera (cuja empolgação também é um item a ser julgado no festival) do Bumbódromo (local onde os bois se apresentam), com destaque para Ameríndia e Festa do Povo Vermelho. Os itens femininos do Garantido são a cunhã-poranga Tatiane Barros, a rainha do folclore Patrícia de Góes, a porta-estandarte Raíssa Barros e a sinhazinha da fazenda Ana Luiza Faria. O levantador de toadas é o excelente Sebastião Jr.

Deixo aqui pra vocês terem uma "palhinha" do que vai rolar no bumbódromo: duas toadas - uma de cada boi. Curtam MUITO!!!

Caprichoso - Sensibilidade


Garantido - Ameríndia



E não esqueçam de participar do sorteio dos kits com produtos Pharmakos e Anauá, é só dar um pulinho AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog não possui moderação de comentários nem letrinhas antispam;
Por favor, faça comentários relacionados ao tema;
Ofensas pessoais ou a qualquer de nossos comentaristas, assim como spam, serão excluídos.
Precisando falar conosco, basta utilizar nosso formulário de contato;
Agora diz pra gente o que você achou do post!