1 de agosto de 2012

Mestres da sustentabilidade

Nesta cheia de 2012 foi possível observar de perto um "fenômeno" catastrófico e uma vergonha para a população de uma cidade cortada por vários igarapés: a quantidade de lixo jogada nestes locais. A Prefeitura de Manaus recrutou um verdadeiro exército de limpadores para tentar pelo menos amenizar esta situação. Para vocês terem uma idéia, até o final de junho tinham sido retiradas dos igarapés mais de 3 mil toneladas de lixo, sendo que 5 toneladas foram só de garrafas pet!

IMAGEM: Altemar Alcântara/Semcom

O PET é considerado o vilão da  saúde do nosso planeta e ainda está longe de se conseguir uma solução para este problema. Enquanto isso, algumas pessoas tratam de fazer a sua parte: reciclar! Um excelente exemplo é a professora, artesã e artista plástica, Miriam Utsumi, que produz trabalhos incríveis usando o PET como matéria-prima. Miriam fez cursos nas áreas de cerâmica, cestaria, tapeçaria, argila e outros crafts e, quando chegou a aposentadoria, ela não parou: começou a brincar com a garrafa PET adaptando as técnicas que já conhecia ao material plástico.

Um biombo (divisória) e um lustre para decorar a casa

Joias totalmente feitas com o plástico de garrafas PET

Rosas, hortências e tulipas - perfeitas!

E pra quem já está pensando no Natal: anjinhos, guirlandas e bolas natalinas

Utilidade aliada à beleza e à sustentabilidade: porta-toalhas e porta-papel higiênico

Caixa e bolsa: tudo em PET, dá pra acreditar?

O marido de Miram, o dentista Takashi Utsumi, também ajudou: adaptou ferramentas odontológicas para uso nas pets e desenvolveu uma ferramenta específica para o corte do plástico, que ele chamou de “filetador”. Miriam ministra cursos de artesanato com PET, procurando com isso incentivar a população ao reuso e ao não desperdício deste material, promovendo, assim, a consciência sobre a importância da preservação ambiental. No curso de Miriam os alunos aprendem a confeccionar diversos objetos, como sacolas, pastas, bolsas, caixas e objetos decorativos.
 É ou não é uma mestra no quesito sustentabilidade, a professora Miriam Utsumi? Confiram os trabalhos maravilhosos dela, assim como informações sobre cursos e dicas, em seu SITE.

7 comentários:

  1. Anônimo11:53

    Poxa Shirley... brigadãooooooo de coração!!
    Mas nunca é tarde pra gente fazer novos amigos, dias atrás conheci um blog de uma senhora com mais de 80 anos que adora blogar, tem textos maravilhosos, isso contagia e vicia, um vício bom!!!
    Beijokas mil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, manazinha! ;-) Com certeza, o ideal é nos cercarmos de gente pra cima, pro bem! ;-)
      Bjão!

      Excluir
  2. Olá Shirley !!!

    Nossa fiquei encantada com os trabalhos da Miriam !!! Cada um mais lindo e útil do que o outro ! Um verdadeiro exemplo a ser seguido !
    Se cada um de nós fizesse um pouquinho que fosse, já seria de grande ajuda, e este casal com certeza faz um belíssimo trabalho, achei super legal o companheirismo dos dois, o marido ajudando como pode, que bonito isso. Espero que esta história inspire todos nós a sermos mais conscientes e fazermos algo a respeito também, que pode ser até como a Miriam, criando coisas lindas e se divertindo :)

    Obrigada por compartilhar conosco, adorei :)
    Grande beijoooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sam! Que bom ter você poraqui, queridona! :-D
      Realmente, os trabalhos da Miriam são, além de bonitos e delicados, um exemplo de sustentabilidade, né? Quisera todos nós tivéssemos essa capacidade criativa e de preservação... POde deixar que, sempre que encontrar algo interessante corro aqui pra compartilhar com todos, tá?
      Bjo, querida, obrigada pelo carinho! ;-)

      Excluir
  3. Oieee, estou com uma promoção super legal no blog, vou sortear uma camera digital, vem participar??

    http://www.driviaro.com.br/2012/07/promocao-album-do-bebe.html

    beijos e bom restinho de semana ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Antonio! Que bom que gostou do blog, queridão, nós da Aracê fazemos o possível pra trazer coisas legais pra mostrar pros nossos leitores, então é sempre bom saber que estamos conseguindo agradar! ;-) Iremos visitá-lo, com certeza!
    Bjo, queridão! ;-)

    ResponderExcluir

Este blog não possui moderação de comentários nem letrinhas antispam;
Por favor, faça comentários relacionados ao tema;
Ofensas pessoais ou a qualquer de nossos comentaristas, assim como spam, serão excluídos.
Precisando falar conosco, basta utilizar nosso formulário de contato;
Agora diz pra gente o que você achou do post!