13 de agosto de 2012

Pequenos equívocos na decoração

Não sei se já aconteceu com vocês, mas comigo já - e mais de uma vez: você chega na casa de um amigo ou cliente e, até sem querer, você começa a observar a decoração da casa. Normalmente, dependendo das condições (financeiras, psicológicas) do visitado, a decoração é de bom gosto, algumas vezes até original. Porém (aaaaaaaaaaaaai, porém!), tem certas coisas que realmente não dá pra entender.
Só pra citar alguns exemplos de "decoração" que, pelo menos a meu ver, deveriam ficar bem escondidos dentro da mente de quem os produz:

1. Uso de galhos, galhos e mais galhos! OK, ok, estamos na época de exaltação ao que é natural e tals, mas peraí, sair enchendo a casa com galhos secos, só pra dizer que é "amante da natureza", NÃO, né??? Será que não seria mais interessante usá-los de uma forma mais discreta, como complementos à decoração principal e com alguma função. Assim, ó:

IMAGENS: Casa & Decoração

Desse jeito aqui parece que, não sei... e vocês, o que acham?

Decoração natalina com galhos. Well...
2. Livros arrumados por cor. Pelascaridades, arrumar os livros pela cor é o que há de mais sutil em forma de "fail total!" Os livros têm assuntos, têm AUTORES! Será que é realmente interessante separá-los por suas cores de capas e depois, pra piorar, arrumá-los de um jeito... certinho demais, "combinado" demais? Assim, ó:

Livros organizados por cor, super arrumadinhos - alguém ai gostou?
Acho, na minha santa ignorância (mas também pelo que eu tenho visto em sites e revistas de decoração... rs), que o velho conceito "biblioteca", onde os livros são organizados conforme o tema de que trata, ainda é a melhor pedida. Mas também não é preciso ninguém se revoltar e fazer um troço assim:

Escada "decorada"com livros
3. Também é preciso ter MUITO cuidado com a forma como organizamos as flores pra decorar algum cômodo da casa. Como flores já são bonitas per si e, quase sempre, bem coloridas, um vaso aqui, um cachepô ali, de preferência flores naturais e melhor ainda se o cômodo a ser decorado seja uma varanda ou algum local que não impeça a manutenção e cuidado com as plantas e que não dê muito trabalho a quem vai fazer este trabalho. Um jardim, por exemplo. Dentro de casa, flores pequenas e usadas com moderação.

IMAGEM: CoatsCraft

IMAGEM: Espaço Decòr

Tudo bem discreto e, por isso mesmo, elegante. Concordam?

Vejam essa decoração com flores e me digam: esta coroa de flores remete seus pensamentos a que situação? Pois é.

"Decoração" com flores
4. Objetos antigos, como vasos, ventiladores velhos, máquinas de escrever e de costurar antigas têm sido bastante utilizadas como decoração. Olha, em alguns contextos até que elas ficam bem, mesmo. Meu xodó são as máquinas de costura, especialmente aquelas beeeeeeem antigas mesmo, com mesas de metal (normalmente super bem elaborados e trabalhados), com pedal e tudo - LINDAS! No entanto, mesmo estes objetos, que, em tese, são elegantes e estilosos, nem sempre conseguem se sair bem em uma decoração. Quando não gritam com o ambiente ao redor (por exemplo, uma máquina antiga em uma decoração ultra-moderna). O que você acha de usar uma antiga mesa de máquina de costura assim?

Antiga mesa de costura servindo de mesa para área externa
Por enquanto é só, mas sempre que eu der de cara com decorações estranhas eu vou colocar aqui pra vocês tomarem ciência também, ok? Vale lembrar que o que está sendo dito nest post é a MINHA opinião, vocês têm todo o direito de discordar do que eu falei e sintam-se à vontade para isso! Afinal de contas, o gosto pertence a cada um, né?

LEMBRETE: Gente, muito em breve estará no ar a loja da Aracê da Amazônia. Esperem para conhecer o que de melhor há em fitocosméticos e perfumes, todos mostrando os aromas deste paraíso que é a Amazônia!

8 comentários:

  1. Eu gosto muito de decoração, brinco com as coisas que tenho em minha casa, adoro combinar, inovar, etc... mas eu sempre uso o lema, de que "menos é mais", ou seja, nada de exagero, em qualquer situação... Gostei muito das dicas. Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Adoro decoração, concordo que tudo em exagero corre o risco de ficar estranho. Das fotos que postou as duas piores são: livros "enfeitando" as escadas e aquela guirlanda de flores em cima da cama, credo! Deu medo, rs. Achei que caiu bem a mesa de costura na área externa. Temos aqui em casa uma destas enfeitando a varanda! :)

    ResponderExcluir
  3. Adooorei as dicas, apesar de não me ligar muito nesse lance de decoração. Achei aquela coroa de flores acima da cama um convite para o sono eterno. kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:39

    Não sei... Acho que tudo vai do gosto de cada um.
    Achei estranho aqueles galhos secos de natal mas deve ter gente que achou lindo.
    Creio que realmente é questão de gosto.

    Beijinhos ;)

    ResponderExcluir
  5. Rsrsrs..seu post me fez lembrar de uma casa que fui esta semana com uma amiga, cheia de galhos, interessante até , mas em excesso realmente se torna brega demais ...Também gosto de decorações com móveis antigos, tipo a máquina de costura, acho lindo mas tem que saber usar senão também tira o encanto da decoração..Enfim acho que precisamos de pouco para que a casa fique elegante , uma visão bem ampla do que é beleza e muita sabedoria para conciliar as coisas em seus devidos lugares ...Uma combinação de cores também...com perfeição claro...

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Shirley, boa noite,

    Pois bem eu não sou nenhuma perita em decoração, mas essa dos livros me irritou bastante rsrsrs
    Eu não gosto de coisas demais, mas uns enfeites vão bem.
    EM casa tinha máquina de costura, combinava bem com as outras coisas.
    Mas gosto não se discute não é mesmo, eu sou meio bagunceira, então coisas esquisitas podem me agradar srrsrs

    Ótimo post, um grande beijo.

    ResponderExcluir

  7. Ola! Tudo Bem!
    Meu nome é Léia Bous e,
    Visitei o seu blog e gostei. Entrei
    Como seguidor. Boa Sorte.
    Também tenho um blog e gostaria
    Que visitasse e se possível entrasse como
    Seguidor. Obrigada
    http://escolhasopus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Shirley, como vai ?

    Adorei a postagem super divertida e com ótimas dicas para não errarmos a mão na hora de decorar ;) Confesso que tenho uma veia super cafona que adora bibelôs e coisas inúteis, mas quando me casei, mudamos para um ap pequeno e acabei me educando de que menos é mais ;) Se eu ficar enchendo a casa com tudo que besteira que me agrada, vai virar um bazar de 1,99 kkkkk então me contenho e procuro manter tudo com um aspecto bem clean para não ficar desorganizado.
    Deste aí particularmente achei muito esquisita a decoração com flores no quarto... ficou meio mórbido né rsrsrs
    Sei que gosto não se discute, mas tem hora que é bom dar uma analisada ou frear os exageros, não é mesmo ? :)

    Um super beijooo e bom fim de semana :D

    ResponderExcluir

Este blog não possui moderação de comentários nem letrinhas antispam;
Por favor, faça comentários relacionados ao tema;
Ofensas pessoais ou a qualquer de nossos comentaristas, assim como spam, serão excluídos.
Precisando falar conosco, basta utilizar nosso formulário de contato;
Agora diz pra gente o que você achou do post!